Ativismo feminino em ação na cidade - Confira a programação para os 16 dias

16 dias de ativismo em defesa dos direitos da mulher e contra a violência em Paracatu.
Confira a programação


Em 1991, mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (Center for Women’s Global Leadership - CWGL), iniciaram a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.  

O período escolhido para a Campanha é bastante simbólico, já que se inicia no dia 25 de novembro - declarado como o dia Internacional de Não Violência Contra as Mulheres - e finaliza no dia 10 de dezembro - dia Internacional dos Direitos Humanos. Desta forma, é feita uma vinculação entre a luta pela não violência contra as mulheres e a defesa dos direitos humanos. 

Hoje, cerca de 159  países desenvolvem esta Campanha.  No Brasil, a campanha é realizada desde 2003 por meio de ações de mobilização e esclarecimento sobre o tema. No país, o início da Campanha foi antecipado para o dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra - pelo reconhecimento da opressão e discriminação históricas contra a população negra e, especialmente, as mulheres negras brasileiras que são as principais vítimas da violência de gênero. 

E em Paracatu, não poderia ser diferente, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher em parceria com a Prefeitura irá aderir a essa campanha com ações que buscam a discussão e a reflexão do tema, erguendo em todas as atividades a bandeira dos que lutam pelo direito da mulher de não serem violentadas.

Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres, Paracatu está entre os 07 municípios mais violentos do Estado de Minas Gerais, um dado muito triste, já que temos 853 municípios em todo o estado, assim o Conselho da Mulher que desde sua criação em 1996  luta por políticas publicas eficazes em prol do fim de todas as formas de violência contra a mulher, uniu mais uma vez esforços com várias entidade locais e propõe a mudança desse quadro com a sensibilização da comunidade em torno da erradicação da violência contra a mulher e a mobilização da  cidade para que consigamos de forma efetiva denunciar os casos que tanto assombram as nossas mães, filhas, irmãs, vizinhas ...

Confiram a programação:

 - Dia 17/11/2014 às 20h30min na Casa de Cultura – Exposição Consciência Negra
- Dia 25/11 às 17h00min – Vigília pela Não Violência contra as Mulheres, saída da Praça da Matriz em direção à Praça Firmina Santana.
- Dia 01/12 às 14h00min na Clinica da Mulher - Roda de Conversa “Mulheres e a AIDS”.
- Dia 03/12 às 19h30min na Sec. De Ação Social – Encontro de Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
- Dia 06/12 ás 08h00min em frente ao Fórum e na Feira do Produtor – Blitz do Laço Branco
- Dia 10/12 às 19h30min na Câmara Municipal de Paracatu – Palestra “Direitos Humanos” com Bruna Pinnot.

Assista a este emocionante vídeo.
Com informações de:  Elisângela Mesquita - Conselho Municipal dos Direitos da Mulher



Share on Google Plus

Sobre Diário Paracatuense

O Jornal Diário Paracatuense é o seu canal de notícias, entretenimento, dia a dia da cidade, Brasil e o mundo. Aqui você acompanha todos os movimentos mais importantes com rapidez, seriedade e profissionalismo. Reportagens, redação e produção - Ritha Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário pode estar sujeito à análise da equipe JDP. A opinião é para sempre livre. Seu AUTOR responde integralmente por ela e o JDP se isenta de responsabilidades por seu teor. Porém, pedimos comiseração e bom senso a todos os participantes. RESPEITO é um bom conselheiro.

Riquezas de Paracatu do Príncipe

Comunicação de Qualidade

Comunicação de Qualidade