SURTO DE FEBRE AMARELA JÁ É O MAIS MORTAL DA HISTÓRIA EM MINAS GERAIS




O atual surto de febre amarela em Minas Gerais já é mais letal que o da temporada 2016/2017 da doença, até então considerado o pior já registrado pelo Ministério da Saúde. Dados divulgados ontem pela Secretaria de Estado de Saúde mostram que já são 61 mortes em decorrência da virose em seu tipo silvestre e 164 casos confirmados – praticamente 50% deles na Região Metropolitana de BH. A taxa de letalidade também é maior que a do mesmo período da temporada passada, quando, em 6 de fevereiro, o estado divulgou que 59 pessoas haviam perdido a vida. Na época, eram 167 diagnósticos confirmados. A preocupação maior na atual temporada é com o Sul e o Nordeste do estado, onde há municípios com baixa taxa de vacinação.

Uma nova metodologia de diagnóstico da febre amarela ajudou a detectar a doença mais precocemente. Antes, a definição era feita a partir de sintomas como febre, pele amarelada e sangramento. Ou seja, identificava-se o paciente de forma tardia. Hoje, um paciente sem registro e histórico vacinal que apresenta febre, dor de cabeça, vômito ou sangramento já é tratado como suspeito. Essa alteração apoiou a redução da letalidade.

Porém, o número de 61 óbitos registrados subiu em 69,4% em relação ao boletim anterior, divulgado há uma semana. A maioria das vítimas da febre amarela em Minas Gerais, segundo a Secretaria Estadual de Saúde, são do sexo masculino (92,1% do total de casos). A média de idade das pessoas confirmadas com a doença é de 47 anos. Foram registradas mortes de moradores entre 3 e 88 anos.

Em Paracatu

Ontem uma notícia de que foi registrado o primeiro caso de febre amarela em Paracatu viralizou nos grupos do Whatsapp, mas a assessoria de comunicação da Prefeitura desmentiu a notícia. Em Paracatu ainda não foi registrado nenhum caso da doença. Os postos de saúde estão vacinando somente as pessoas que vão viajar para áreas de risco.

Share on Google Plus

Sobre Diário Paracatuense

O Jornal Diário Paracatuense é o seu canal de notícias, entretenimento, dia a dia da cidade, Brasil e o mundo. Aqui você acompanha todos os movimentos mais importantes com rapidez, seriedade e profissionalismo. Reportagens, redação e produção - Ritha Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário pode estar sujeito à análise da equipe JDP. A opinião é para sempre livre. Seu AUTOR responde integralmente por ela e o JDP se isenta de responsabilidades por seu teor. Porém, pedimos comiseração e bom senso a todos os participantes. RESPEITO é um bom conselheiro.

Riquezas de Paracatu do Príncipe

Comunicação de Qualidade

Comunicação de Qualidade