Comissão debate denúncias de violação de direitos humanos em Paracatu



















Da Redação: 10/08/19 - 17:40
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias promove audiência pública na quarta-feira (14) para discutir sobre violações decorrentes das atividades de operação da empresa Kinross na mina Morro do Ouro no município de Paracatu (MG).
De acordo com os deputados do PT mineiro Rogério Correia e Leonardo Monteiro, que solicitaram a audiência pública, há diversas denúncias de violações de direitos humanos em consequência das atividades da mineração em Paracatu. No pedido de realização do debate, eles citam "expropriação e destruição de territórios quilombolas, criminalização dos garimpeiros artesanais, comprometimento das atividades produtivas tradicionais, impactos das explosões e ruídos sobre as condições das moradias, uso indiscriminado de água, destruição das nascentes, contaminação ambiental, riscos diversos a saúde da população, dentre tantas outras, além das denúncias sobre sonegação e renúncia fiscal."
Foram convidados para o debate:
- o diretor-geral da Agência Nacional de Mineração, Victor Hugo Froner;
- o presidente da Kinross do Brasil em Paracatu, Gilberto Azevedo;
- a representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Ana Carolina Murata Galeb;
- o representante da Central das Associações de Bairros de Paracatu, Mauro Mundim da Costa;
- o presidente da Subseção de Paracatu da Ordem dos Advogados do Brasil, Paulo Afonso Anacleto; entre outros.
A audiência pública está marcada para as 14 horas no plenário 9.
Share on Google Plus

Sobre Diário Paracatuense

O Jornal Diário Paracatuense é o seu canal de notícias, entretenimento, dia a dia da cidade, Brasil e o mundo. Aqui você acompanha todos os movimentos mais importantes com rapidez, seriedade e profissionalismo. Reportagens, redação e produção - Ritha Ribeiro

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário pode estar sujeito à análise da equipe JDP. A opinião é para sempre livre. Seu AUTOR responde integralmente por ela e o JDP se isenta de responsabilidades por seu teor. Porém, pedimos comiseração e bom senso a todos os participantes. RESPEITO é um bom conselheiro.

Riquezas de Paracatu do Príncipe

Comunicação de Qualidade

Comunicação de Qualidade