Da Redação - 02/08/19 publicado às 08:42 - atualizado às 9:40
Na noite desta quinta-feira, dia 1º foi lançada oficialmente a plataforma virtual para que os participantes do Programa Em Busca de Oportunidades possam fazer suas inscrições e participar desta, que já começa a se tornar a mais nova iniciativa popular organizada de buscar vagas de emprego.

O salão de eventos do Sindiextra no bairro Bela Vista recebeu um bom número de participantes e a mesa foi composta por representantes de bairro, trabalhadores, representantes de vários mandatos de deputados/a Estaduais e Federais, além da presença de vereadores locais que se tornaram simpatizantes do sistema implementado pela coordenação do Programa. Falaram ao público a vereadora Marli, o vereador Jesué e também a vereadora Nilda da Associação. Todos com palavras positivas afirmaram sua colaboração já anunciando alianças e inclusão em projetos que estão chegando à cidade com financiamento federal para abertura de vagas em cursos de capacitação, como explicou a vereadora Marli Ribeiro.
Será um financiamento para gerar aprimoramento em mão de obra ou mostrar um primeiro ofício, principalmente às pessoas com deficiência, mas haverá um percentual de vagas para outros trabalhadores. Estamos finalizando os detalhes para a implantação. Disse a vereadora.
O Programa nasceu da observação do seu mentor, Mauro Mundim, presidente da Central das Associações de Paracatu quando das visitas ás empresas e organizações. Sempre nestes locais e encontros com as comunidades dos bairros, os cidadãos solicitavam que ele arrumasse vagas de emprego para si ou para parentes sem ocupação.
De pronto o presidente detectou a falta de qualquer tipo de planejamento ou estratégia advinda do setor público para casar o buscador de vagas ao empreendedor que tem a oferta, não importando o porte da empresa ou número de vagas. Esta ponte é o Programa Em Busca de Oportunidades.
O Programa é uma rede de proteção, é uma oportunidade de virar o jogo e acabar com o círculo vicioso do emprego a somente quem vem de fora. Nós temos condições de preencher as vagas que as empresas disponibilizam, basta que os RHs comecem a enxergar o paracatuense como a verdadeira força de trabalho da cidade e parem de encher hotéis e repúblicas com mão de obra recrutada fora. Queremos prioridades e mecanismos que garantam uma taxa de aproveitamento de vagas com os moradores, contribuintes e consumidores locais. Disse Mauro.A participação é gratuita tanto do empregador quanto do candidato. Não é um modelo de agência de empregos. Os próprios candidatos serão os ativistas do programa e quando detectada uma vaga que não serve ao que a encontrou, esta será passada imediatamente para quem tem o perfil. Os RHs das empresas se comprometem a buscar prioritariamente os perfis desejados no banco de currículos do Programa. E esta adesão já começa a crescer, visto que diminui custos com recrutamento.
Outras vantagens do trabalho em rede ainda vão ser ofertadas aos participantes, como cursos e palestras em planejamento para breve.
O Programa também manterá um boletim informativo veiculado na Rádio Web Paracatu com as vagas disponíveis na cidade e informe úteis ao trabalhador. Você poderá conferir em https://radiowebparacatu.com.br
Faça o seu cadastro de currículo no site https://diarioparacatuense.blogspot.com
Ao abrir o site, na coluna da direita procure o link CADASTRE O SEU CURRÍCULO AQUI.... e pronto.
Seu documento será recebido pela equipe e você será convidada/o a fazer parte da mobilização popular que estará focada em direcionar as vagas de trabalho encontradas, prioritariamente para os trabalhadores paracatuenses, a depender de suas qualificações apenas.
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário pode estar sujeito à análise da equipe JDP. A opinião é para sempre livre. Seu AUTOR responde integralmente por ela e o JDP se isenta de responsabilidades por seu teor. Porém, pedimos comiseração e bom senso a todos os participantes. RESPEITO é um bom conselheiro.