Da Redação - Web Repórter - 16/08 19:32
Em reunião na tarde desta sexta-feira, 16, a coordenação do Programa Em Busca de Oportunidades recebeu representantes de alguns segmentos que estão diretamente envolvidos no desenvolvimento de estratégias para ampliar o quadro de admissão de trabalhadores formais na cidade, nas dependências do Núcleo de Escrituras da Central das Associações de Paracatu.
Além dos colaboradores Roberto e Ana Luíza, o vereador Jesué e empresários trocaram impressões e experiências recentes com o idealizador e coordenador geral do Programa, o sr. Mauro Mundim.
Segundo o coordenador " A grande dificuldade do trabalhador paracatuense na hora de concorrer a uma vaga no mercado de trabalho é a deslealdade de condições enfrentadas. Enquanto o filho da terra faz cursos, se prepara, procura aprimoramento e adicionais atraentes, trabalhadores avulsos são recrutados fora do município, trazidos pra cá, alojados em hotéis, pensões e casas alugadas para que o custo final fique mais baixo. 90% são contratados ou por agências ou por empreiteiras. Os paracatuenses ficam por último ou não conseguem as vagas. Isso é um desrespeito total ao trabalhador, pai e mãe de família." Aponta Mauro Mundim.
![]() |
Reunião produtiva e colaborativa |
Existem ainda muitas barreiras a serem derrubadas que vão desde a seleção pelo local onde o candidato reside até exigências quanto à regularidade em órgãos de proteção ao crédito. Já foram feitas inúmeras queixas ao Programa Em Busca de Oportunidades sobre a recusa de nomes de trabalhadores que passam nos processos de seleção, provas, habilidades e comprovações documentais e na hora de serem chamados para assumir o cargo, são sumariamente cortados, seus documentos devolvidos e não recebem nenhuma explicação aceitável para a recusa da empresa.
Muitos trabalhadores desistem de tentar e acabam desenvolvendo uma repulsa por determinadas empresas na cidade, não sem razão. Eles reclamam sobretudo do atendimento sem atenção e da discriminação aparente e inegável.
Algumas mães também engrossam o coro e contam que já foram deixadas para trás em processos seletivos por conta do número de filhos que possuíam e pela localidade onde residiam.

Para combater estes abusos citados e tantos outros que não caberiam neste espaço, o Programa em Busca de Oportunidades está concretizando parceiras e analisando possibilidades e boa vontade política para incentivar as novas empresas que chegam à cidade a mostrar a integralidade de sua política de desenvolvimento e amparo social.
Nada mais justo que quem vem usufruir de nossa terra, traga benefícios para seus cidadãos.
O Programa que já conta com a simpatia de mais da metade dos vereadores desta legislatura vai solicitar uma Audiência Pública em que estes e outros problemas emergentes sejam debatidos. Nesta oportunidade pretende-se colocar lado a lado, o poder público e o movimento organizado dos trabalhadores. Além disso, os jovens cadastrados já começam a costurar a criação de uma cooperativa de trabalho jovem para enfrentar as dificuldades que encontram na hora do primeiro emprego.
Serviço
Para os que desejarem se inscrever no programa, basta acessar a página com o formulário clicando aqui, preencher e enviar, seguindo as orientações corretamente. A intenção do programa é que todos sejam colaboradores e beneficiados, trazendo suas informações e aproveitando as indicações dos parceiros.
Serviço
Para os que desejarem se inscrever no programa, basta acessar a página com o formulário clicando aqui, preencher e enviar, seguindo as orientações corretamente. A intenção do programa é que todos sejam colaboradores e beneficiados, trazendo suas informações e aproveitando as indicações dos parceiros.
Apoio: https://radiowebparacatu.com.br - Em breve você vai ouvir o Programa Em Busca de Oportunidades pela sua Rádio Web Paracatu! Aguarde!!!
0 comentários:
Postar um comentário
Seu comentário pode estar sujeito à análise da equipe JDP. A opinião é para sempre livre. Seu AUTOR responde integralmente por ela e o JDP se isenta de responsabilidades por seu teor. Porém, pedimos comiseração e bom senso a todos os participantes. RESPEITO é um bom conselheiro.